Review Fones Philips HP195 e SHP2500

Recentemente adquiri um fone de ouvido da Philips modelo SHP2500 para substituir um outro fone também da Philips que sucumbiu depois de 6 bons anos e duas delicadas cirurgias. Resolvi então, comparar os dois fone porque ambos, apesar de possuirem caractarísticas distintas (o HP195 é um fone direcionado a propósito geral enquanto que o SHP2500 é, segundo o fabricante, direcionado mais à TV), são excelentes fones para ouvir música.

fones_philips_shp2500_e_hp195

Bem, não posso dizer que sou audiófilo, mas gosto muito de ouvir minhas mp3, seja no computador em casa, seja no meu Zune (se bem que neste caso utilizo os fones de ouvido originais) ou mesmo escutar à TV deitado na cama. Qualidade de som para mim é muito importante, gosto de ouvir os sons graves da bateria, os agudos da guitarra etc. Então, como utilizei ao extremo o meu HP195 durante 6 bons anos e agora que adquiri o SHP2500, já dá para comparar este novo fone com o antigo.

Em primeiro lugar, antes de entrar em detalhes técnicos, deixarei claro que o HP195 é um fone excelente, de altíssima qualidade, com um bom balanço entre graves e agudos e que me deixou muito satisfeito durante estes anos. Já tive fones similares anteriormente, mas posso dizer que nenhum dos anteriores me deixou mais satisfeito do que o HP195.

Em segundo lugar, como já faz alguns anos que comprei meu HP195, naquela época a Philips ainda não tinha um padrão de marketing (digamos assim) na apresentação de seus produtos. Pode não parecer, mas hoje em dia quando vejo as caixinhas brancas com a marca PHILIPS escrito em azul, com certeza esses são os primeiros produtos que vou ver, porque sei que são de uma marca tradicional e cujos produtos têm qualidade internacional. Provavelmente isto me motivou a comprar este novo modelo SHP2500 ao invés de comprar novamente um HP195 (mesmo sabendo que este era bom, quis dar uma chance a um modelo diferente).

Ambos os fones vem com um adaptador do tipo p2-p3, que pode ser utilizado como entrada para microsystems e sistemas de som com entrada p3. Além disso, o SHP2500 vem também com um regulador de volume anexado ao cordão do fone, o que é uma vantagem quando de quer aumentar ou abaixar rapidamente o volume sem ter que levantar do sofá ou usar o mouse ou o teclado para abaixar o volume do computador.

Para que esta comparação não seja apenas subjetiva, foram levadas em consideração algumas características dos fones que são apresentadas nas caixinhas dos mesmo (e que você pode utilizar para fazer outras comparações). São elas: Faixa de Frequência, Sensibilidade, Impedância, e Potência Máxima de Entrada.

Antes de sair comparando os valores das características citadas acima, vou explicar um pouco sobre cada uma delas:

Faixa de Frequência: esta característica dos fones nos indicam quais são as faixas de frequência que ele consegue reproduzir. Valores muito altos não significam que você é capaz de perceber um som que esteja nos limiares inferior (por exemplo, 15 Hz) e superior (por exemplo, 20000 Hz), mas valores altos de frequência são uma característica interessante nos fones de ouvido;

Sensibilidade: é a máxima potência que o fone consegue reproduzir. Fones que apresentem valores para esta característica muito abaixo de 100 dB, podem não ser muito bons. Em contrapartida, fones com sensibilidade maior do que 100 dB podem ser difíceis de encontrar;

Impedância:
é valor máximo que o amplificador do fone de ouvido suporta. Fones que boa qualidade possuem esta característica com valores entre 16 e 48 Ohms;

Potência Máxima de Entrada:
deveria ser a capacidade que o fone tem de transformar a frequência das ondas eletromagnéticas em pressão sonora. Valores abaixo de 100 mW não servem para os ouvidos humanos.

Muito bem, detalhes técnicos de cada fone para cada uma das características consideradas:

PHILIPS SHP2500

  • Faixa de Frequência: 15 ~ 22000 Hz
  • Sensitividade: 100 dB
  • Impedância: 32 Ohm
  • Potência Máxima de Entrada: 500 mW
  • Comprimento do Cabo: 2 metros

PHILIPS HP195

  • Faixa de Frequência: 20 ~ 20000 Hz
  • Sensibilidade: 98 dB
  • Impedância: 32 Ohm
  • Potência Máxima de Entrada: 500 mW
  • Comprimento do Cabo: 6 metros

Comparativamente, pode-se ver que o SHP2500, em geral, possui as características consideradas com valores mais altos indicando que este é um fone com maior qualidade. De fato, é o que se nota na teoria e são exatamente estes valores que estão nas caixas de ambos os fones e que servem de parâmetro de comparação para o consumidor. Na prática pode-se dizer que de fato o SHP2500 é um fone muito bom, com um excelente balaço em sons graves e agudos. A altura do volume também é bem adequada, mas não recomenda-se utilizar o fone com o volume máximo, sendo que este pode causar danos aos órgãos internos do seu ouvido. Mesmo com 6 metros de cabo, o SHP2500 não perde em nada (em termos de altura do volume e pressão sonora) para o HP195. Escutar músicas em CD, mp3 ou qualquer outro tipo de mídia a partir de um dispositivo (placa de som do computador com 6 canais, Zune, iPod etc) traz um brilhante, limpo e sem ruídos, realmente muito agradável de se escutar.

Apesar disso, o SHP2500 possui alguns detalhes que não me agradaram muito. Este modelo possui os encaixes do arco um pouco frouxos, fazendo com que ele às vezes se solte um pouco e ficando solto na cabeça. Para resolver este problema, coloquei uns pedaços de tubo de caneta Bic (o tubinho de dentro) para fazer um pouco de pressão nas laterais do encaixe do arco. Isso resolveu bem o problema.

Outro ponto que chamou a atenção também, é que ambas as cascas acústicas possuem fios. Na minha opinão, o HP195 é melhor porque não deixa o fio do fone se enrolar em você. Se você é acostumado usar o computador com fones de ouvidos, sabe bem que este é um detalhe que pode atrapalhar um pouco. Se o fio que liga os fones ao computador fica em apenas um dos lados, é mais confortável e proporciona maior liberdade de movimento, seja com o giro de uma cadeira de escritório ou ao girar o tronco do corpo. Neste caso, o HP195 é melhor por possuir esta característica. Outro detalhe é o comprimento do fio: em determinadas situações é bastante conveniente ter um fone de qualidade e com um fio bem comprido, principalmente se o caso é assistir TV sentado no sofá ou deitado à cama. O SHP2500 é ideal para isto, e devido ao tamanho do fio, não perde a qualidade! Mas quando você liga o fone no computador, este pode ser um problema, pois o fio (muito comprido: 6 metros!) fica enrolado no chão e é bem pesado, o que causa um certo desconforto ao utilizá-lo sentado na cadeira.

Em suma, ambos os fones são realmente excelentes, com preços bem razoáveis pela qualidade que oferecem (em torno de R$ 50 reais cada um). Recomendo qualquer um dos dois.

Se você estiver procurando mais dicas sobre como escolher um bom fone de ouvido, recomendo estes dois links aqui:

Abraços!

Anúncios

Autor: cfbastarz

craftmind.wordpress.com

7 comentários em “Review Fones Philips HP195 e SHP2500”

  1. Eu tenho um fone de ouvido da Genius, que é bem mais barato do que o SHP2500 e, em todos os aparelhos que testei (meu computador, celular, mp4, tv e rádio), o genius HUMILHA o philips… porque isso?

    O SHP2500 é MUITO agudo! Não tem nada de graves… eu cheguei a deixar os graves no máximo e os médios e os agudos no MÍNIMO pra poder ouvir algum grave… meio decepcionante pelo preço…

    1. oi bruno, nunca usei nenhum headset da Genius e não sei de qual modelo vc está falando, mas o meu SHP2500 apresenta perfeitas condições de funcionamento. reforço que este é um ótimo fone de ouvido e também não duvido que o seu Genius também o seja. no entanto, vc deve verificar primeiro se o seu SHP2500 não está com problemas, pois quando o meu HP195 começou a estragar, foi assim: ficou sem graves e depois parecido com qualuquer fone porcaria da China. neste caso, a solução foi subistituir o conector p1 dele.

      obrigado pelo seu comentário!

  2. Nossa, tô numa dúvida cruel sobre qual dos dois comprar. você poderia me responder qual dos dois é mais confortável? Tive uma oportunidade de colocar o 195 na orelha por uns segundos, e achei muito confortável, mas o 2500 eu ainda não encontrei. não sei por quê tenho a sensação que o 2500 ficará frouxo na minha cabeça, :/

    Abraço!

    1. Acho que o 195 é uma opção bastante confortável, ele não pressiona muito a cabeça. Já o 2500 é mais rígido e pode incomodar um pouco, mas logo ele fica mais confiortável. Se você realmente não for usar o fone para assistir televisão, recomendo o 195 porque o fio é mais curto, então para guardar é mais fácil. No geral, ainda acho que o 195 é melhor do que o 2500. Boa sorte!

  3. Cara, comprei o 2500 e só agora que vi que tem 6 metros de fio. Comprei, na verdade, pq vi opiniões boas sobre ele, e me assustei com o fio infinito dele. Enfim, acho que vou encarar este mesmo. Lendo seu review parece que não fiz um péssimo negócio. Vlw

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s