Meus Computadores

Neste post aqui, mencionei a falta que sinto do meu antigo (e primeiro) Athlon Xp 1800+. Na verdade, sinto falta daquela época… Até este novo ano (2011), desde 2002 tive 5 computadores, sendo três desktops e 2 notebooks.

Como já disse, o meu primeiro computador foi um desktop, um Athlon XP 1800+ (socket 462) com as seguintes características:

  • Processador Athlon XP 1800+ de 32 bits (socket 462)
  • 128 MB de RAM PC 3200 (depois foram aumentadas para 768 MB)
  • Disco de 20 GB (depois de pifado tive outros dois de 80 GB)
  • Placa de vídeo AGP 4x nVidia GeForce MX 400 de 64 MB de RAM
  • Leitor de CD-ROM (depois comprei um gravador de CD e mais tarde, um de DVD)
  • Placa-mãe discreta (offboard) SOYO K7VTA PRO (ainda possuia um slot ISA!)

Sempre achei essa máquina o máximo. E foi sempre uma aventura também usá-la. Me lembro como se fosse hoje, a primeira vez que a abri, por mera curiosidade… Eu queria aprender, ver como funcionava por dentro, quais eram os componentes, e depois disso, nunca mais parei! Me lembro que minhas mãos suavam e que o suor acabaou manchando a lataria interna do gabinete… Que tempos aqueles… Fiquei com esse computador por uns 4 anos, e ele resistiu bem, até que os capacitores da placa mãe começaram a estufar… Que pena, que dó eu sentia (de mim mesmo, tornando-me órfão do meu próprio computador). Foi nesse computador que instalei pela primeira vez o Linux, na época era o Madrake 8.2, que eu havia comprado na banca, junto com a revista que ensinava a instalar… Que aventura, que época boa! Depois do Mandrake coloquei de tudo um pouco, Slackware (a partir da versão 9), Gentoo, Debian, as primeiras versões do Ubuntu e o saudoso Kurumin!!!

Depois que este computador entrou na UTI, tive que recorrer a outro. Logo em seguida, fui até a cidade e na loja propus ao dono a possibilidade de fazer um abatimento das peças que eu tinha (e que funcionavam) na compra de um computador mais novo… Era a vez do meu Semprom 2600 de 64 bits (socket 754)!

O Semprom, tinha as seguintes características:

  • Processador Semprom 2600 de 64 bits (socket 754)
  • 1 GB de RAM (dois pentes de 512 MB DDR1 Corsair, fantásticos!)
  • Disco de 80 GB
  • Placa de vídeo VIA onborad (logo em seguida comprei uma AGP 8x nVidia GeForce 6200 de 256 MB de RAM – sem turbo cache!)
  • Gravador de CD (herdei do velho Athlon, pois o de DVD havia pifado)
  • Placa-mãe onboard ECS K8M800-M2

Embora não fosse uma grande máquina, dava pro gasto. Na verdade era uma máquina bastante ordinária e sempre achei que o meu velho Athlon dava mais conta do recado do que o Semprom (mesmo este sendo mais moderno!). Fazer o quê, vamos atualizando… Depois de mais uns 3 anos de uso, eis que a bateria da placa-mãe começa a descarregar sistematicamente a cada dois ou três boots. Resultado, mais uma placa que vai para o beleléu… Acho que retificar placas-mãe não compensa, o resultado não me agrada.

Nesse meio tempo, tive também um Pentium Pro 100 MHz. Era um Itautec Infoway (só a CPU) que meu vizinho não queria mais. Ele tinha vários problemas (não ligava, quando ligava ele travava etc), mas de tanto fuçar acabei colocando ele pra funcionar. Ele tinha as seguintes características:

  • Processador Pentium Pro 100 MHz
  • 16 MB de RAM (quantidade razoável)
  • HD de 5 GB (quantidade mais do que suficiente para o Windows 3.1, 95 ou 98)
  • Leitor de CD-ROM
  • Placa de Som Sound-Blaster!
  • Placa de vídeo de alguns pouquíssimos MBs
  • Floppy

Confesso que fazia desse computador o meu laboratório. Enfiava tudo quanto é Linux nele só pra aprender a lidar com Hardware antigo (obsoleto mesmo). Hoje ele deve estar encostado na casa da minha irmã, em algum lugar, coberto pela poeira e pela solidão… :S

Depois destes 3 desktops (2 que eu realmente usei para produzir), chegava a hora e a oportunidade de ter um notebook. Preços mais acessíveis, condições especiais… Qual comprar? Nessa época eu já morava em Cachoeira Paulista e estava cursando o mestrado. Fui até as lojas Cem e escolhi um STI IS 1462. Este notebook tem as seguintes características:

  • Processador Pentium Dual Core de 1.8 GHz (já com dois núcleos)
  • 1 GB de RAM DDR2 (depois aumentei para 1,5 GB)
  • HD de 120 GB (depois aumentei para 320 GB)
  • Placa de vídeo VIA Chrome 9 HC IGP (ordinária, sem comentários…)

Usei ao extremo esse notebook durante o meu mestrado. Meu sentimento por ele é de raiva (na verdade por mim mesmo) e de agradecimento, por ter me acompanhado durante a empreitada do mestrado e ter produzido minha dissertação. De tantas dificultades que tive com ele, cheguei a fazer um site dedicado, onde mostro como instalar o Linux, alguns truques e também fotos dele desmontado, dissecado.

Atualmente, em substituição ao STI, adquiri um HP G42, pois já não aguentava toda a marra que o STI IS 1462 me proporcionava… O HP é o mais modernoso, em todos os sentidos. Ele tem as seguintes características:

  • Processador Intel Core i3 de 2.27 GHz (dual core real, mas emula mais dois núcleos, total de 4!)
  • 3 GB de RAM DDR3 (máximo de 8GB!)
  • HD de 500 GB (uma infinidade finita de espaço…)
  • Placa de vídeo Intel HD Graphics (com saída HDMI, fraca mas muito legal, funciona com tudo!)

A Helena (minha namorada), tinha um desktop também. Era um Athlon XP 2600+, muito parecido com o meu. A placa mão dele era uma Asus (não me lembro o modelo), mas era um modelo muito ruim, queimava sempre as fontes, terrível… Até que ela comprou também um noteboos, um Acer para substituílo. Resumindo, tenho dois processadores Athlon XP lá um casa (duas relíquias que ninguém quer): um TBred 2600+ e um Barton 2600+ 🙂 Se alguém se interessar…

Em resumo, estou bastante satisfeito com meu notebook atual. Rodo exclusivamente Ubuntu Linux nele e realmente é rápido e eficiente. Mas mesmo assim, sinto que um bom para tarefas mais árduas como rodar um modelo ou qualquer outra tarefa que exija mais processamento. Por mais rápido que seja o processador do notebook, ele nunca será tão eficiente quanto o de um desktop, por mais lento que este seja. Ainda sim, tenho em casa os restos mortais do meu Sempron, que de vez em quanto brinco de laboratório, mas acho que este tempo já passou!

Autor: cfbastarz

craftmind.wordpress.com

Deixe um comentário

