Variáveis de ambiente para programas-fonte

Sempre que se instala um programa a partir do código-fonte, o próximo passo é configurar o PATH, ou seja, deve-se dizer ao sistema que há um novo programa disponível e que os seus executáveis estão em determinado local. Para isso, basta adicionar os executáveis à variável PATH, dentro do .bashrc (considerando-se que o shell padrão seja o Bash):

export PATH="/pasta/onde/estao/os/executaveis":${PATH}

Com isso já pode-se utilizar o novo programa, chamando-o a partir do terminal. Mas e se o programa possuir páginas de manuais, aquelas em que se digita “man comando” no terminal para consultar? Neste caso, a variável a ser incrementada é a MANPATH:

export MANPATH="/pasta/onde/estao/os/manuais":${MANPATH}

Em alguns outros casos, especialmente o de bibliotecas, é necessário informar ao sistema onde as bibliotecas se encontram, caso elas estejam fora do /usr/lib ou /lib. Deve-se, portanto, incrementar a variável LIBRARY_PATH:

export LIBRARY_PATH="/pasta/onde/estao/as/bibliotecas":${LIBRARY_PATH}

Da mesma forma, alguns programas possuem uma pasta chamada “include”, que podem conter headers (ou cabeçalhos – “programas” necessários para a inicialização de um outro programa), e que são importantes para o sistema. Estes arquivos podem ser disponibilizados para o sistema através da variável C_INCLUDE_PATH:

export C_INCLUDE_PATH="/local/onde/se/encontra/a/pasta/include":${C_INCLUDE_PATH}

Se você programa em Python e quer utilizar algumas funções de dentro dos seus programas como se fossem programas ou funções do próprio shell, pode-se declarar a variável PYTHONPATH com o local onde estão os seus programas/scripts em Python:

export PYTHONPATH="/local/onde/estao/os/seus/programas/scripts/em/python"

É isso! Estas são as três principais variáveis de ambiente que podem ser incrementadas para se adicionar programas compilados a partir do código-fonte.

Anúncios

Autor: cfbastarz

craftmind.wordpress.com

2 comentários em “Variáveis de ambiente para programas-fonte”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s