Conhecimento Livre

Sempre fui a favor da idéia de que o conhecimento deve ser livre, livre de fronteiras, patentes, e gente chata que nunca quer compartilhar o que sabe. Tá certo que aprender bem alguma coisa leva um bocado de tempo, principalmente quando se é auto-didata, e por isso mesmo é que se deve compartilhar o que sabe. Oras bolas, não foi assim que você aprendeu, por exemplo, a programar em Shell?

Na internet há uma série de instituições (públicas e privadas) que disponibilizam conteúdo educacional (de forma organizada e com qualidade) para todas as pessoas interessadas em aprender e se dar a oportunidade de se qualificar, afinal, quanto mais ferramentas do conhecimento você souber manipular, menores serão os seus obstáculos e maiores poderão ser os seus desafios.

Hoje vou comentar rapidamente sobre a SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) que tem um portal de Inclusão Digital onde são oferecidos cursos bem diferenciados e com assuntos bem pertinentes.

Para aqueles que se interessarem, acessem:

Os cursos oferecidos abrengem desde Ética nas Escolas à utilização do BrOffice e Ubuntu.

Ainda sobre o assunto inclusão digital, lembro-me de que lá pelos idos de 2004, ter iniciado um curso de EAD (Educação a Distância). Embora eu não tenha terminado este curso (cujo tema não me lembro agora :S ), ele acabou me conferindo um outro tipo de visão colaborativa, do qual atualmente estou impregnado. Acredito que os conceitos de Desenvolvimento Colaborativo e Software Livre estão todos alinhavados pela idéia principal da Inclusão Digital. Essa idéia permite que pessoas com habilidades diferentes possam agregar novas idéias e valores a projetos que abertos, que com toda certeza, são muito mais produtivos e organizados, além de gerarem muitas oportunidades para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho ou simplesmente estão dispostos a coloborar com um bem comum. É aquela máxima de somar e multiplicar ao invés de simplesmente subtrair e dividir. Sempre que se permite que uma idéia seja livre, ela atingirá as pessoas muito mais rápida e eficientemente do que se ela fosse restrita a um pequeno grupo de pessoas. A Inclusão Digital é um resultado desta demanda e no futuro será necessário um contingente maior capaz de atender a inúmeras requisições de ensino à distância e a criação (ou organização) de material de ensino e capacitação.

Anúncios

Autor: cfbastarz

craftmind.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s