O Macports é uma espécie de apt-get do (Mac) OS X: com ele é possível instalar praticamente todo o software de linha de comando (e alguns gráficos também) que você precisa. Eu uso muito ela para instalar software como wget, ncft, grads, ncl, cdo, nco, core-utils, grep, sed, awk etc. Clique aqui para encontrar todos os post relacionado ao Macports.
Por default, o Macports utiliza o rsync para fazer a atualização dos pacotes disponíveis, mas dependendo da rede em que o seu Mac está conectado, não é possível utilizar o rsync e, consequentemente, não é possível atualizar a lista de pacotes disponíveis:
$ sudo port selfupdate Password: ---> Updating MacPorts base sources using rsync Error: Error synchronizing MacPorts sources: command execution failed Please run `port -v selfupdate' for details. Error: /opt/local/bin/port: port selfupdate failed: Error synchronizing MacPorts sources: command execution failed
No entanto, é possível fazer a sincronização dos pacotes através do protocolo HTTP. Para isto, basta fazer (considerando que o seu Macports está instalado em /opt/local):
1) Modificar o arquivo /opt/local/etc/macports/sources.conf a adicionar a linha abaixo:
https://distfiles.macports.org/ports.tar.gz [default]
O arquivo deve ficar assim:
#rsync://rsync.macports.org/release/tarballs/ports.tar [default] https://distfiles.macports.org/ports.tar.gz [default]
2) Atualizar a lista de pacotes do Macports com o comando:
$ sudo port -d sync
Pronto, Macports funcionando novamente!
Referência:
Olá, tudo bem?! Estou procurando dicas de como instalar o mcl no meu macbook air e achei o seu blog, vi que você usou o macports para instalar o ncl, no caso estou usando o homebrew (sudo brew install ncl) ele até é criado, no entanto quando eu tento ver a versão ou fazer o teste do ncl, dá comando não encontrado!
Acabei de migrar do Linux para o Mac OsX, voce poderia me ajudar?!
Muito Obrigada
Olá Noele, obrigado pelo comentário! No seu caso, é bem provável que o mcl instalado pelo homebrew não esteja sendo encontrado pelo seu PATH. Se você digitar no terminal ‘echo $PATH’ (sem aspas), como resultado deve receber uma lista de locais em que há programas e/ou scripts em linha de comando que podem ser usados. Verifique se o local onde ficam instalados os executáveis do homebrew estão listados. Se não for o caso, recomendo que você verifique a instalação do seu homebrew. De todo modo, você pode adicionar manualmente o PATH do ncl que você instalou. Algo como: ‘export PATH=”/opt/homebrew/bin”:${PATH}’ (digite sem as aspas simples), supondo que /opt/homebrew/bin é o caminho onde estão instalados os programas que você compila pelo homebrew. Se funcionar assim, você pode então adicionar este comando no seu “~/.profile” ou “~/.bashrc”.
Abraço!
Carlos
Oi Carlos, muito Obrigada pela sua resposta! 🙂
Na verdade o problema era esse do PATH e também pq faltaram alguns pacotes do mcl para o mac que eu achei que instalaria junto!
Acho que agora eu consigo.
Muito Obrigada novamente