Transferindo arquivos do OS X para um dispositivo Android

Transferir arquivos entre um computador e um smartphone ou tablet é algo bastante simples. Diversas opções estão disponíveis, desde ligar o smartphone ao computador via cabo USB até a sincronização via Bluetooth. No entanto, quando se trata de transferir grandes quantidades de dados (por exemplo, alguns gigabytes de músicas, filmes etc), muitas vezes pode ser inconveniente utilizar o bluetooth (pela limitação da velocidade da rede) ou via USB – neste caso especifico, dependendo do software utilizado, este tipo de tarefa tem as suas limitações.

O software Android File Transfer, foi feito com o objetivo de facilitar a vida de quem tem um dispositivo android e um computador com OS X. No meu caso, utilizando um smartphone Motorola Razr D3, ainda não consegui utilizar o Android File Transfer para colocar músicas no dispositivo. Este smartphone, quando conectado via USB ao computador, disponibiliza dois modos de conexão: o modo MTP (Media Transfer Protocol) e o modo PTP (Picture Transfer Protocol). O primeiro seria o modo de armazenamento em massa, e o segundo seria o modo de camera. O modo de armazenamento em massa permite que o computador enxergue o dispositivo como um pen drive, sendo possível a transferencia de arquivos de forma simples e direta. O modo de camera, permite que o computador enxergue o dispositivo como uma camera (D’oh!) e assim a transferência de fotos e vídeos pode ser feita utilizando um software de gerenciamento de fotos, como o Picasa ou iPhoto.

Modos de conexão USB disponíveis no Motorola Razr D3
Modos de conexão USB disponíveis no Motorola Razr D3

No Windows, qualquer um destes modos funciona sem nenhum tipo de problema, inclusive a sincronização entre o Windows Media Player e o dispositivo funciona perfeitamente no modo MTP. Mas no OS X, este modo não funciona, mesmo tentando utilizar o Android File Transfer e apenas o modo PTP funciona! Então, quais são as opções para quem tem um dispositivo Android e quer transferir dados entre o dispositivo e o OS X?

Algumas opções são as seguintes:

Transferir dados via bluetooth tem a vantagem de ser rápida quando se tem poucos arquivos a transferir. Uma limitação está na transferência de pastas e na velocidade de conexão e distância entre o computador e o dispositivo. O Airdroid é um excelente software que além de permitir que você gerencie o seu dispositivo, permite também a transferência de dados. Mas duas limitações estão presentes: a transferência não permite que pastas inferiras sejam copiadas, sendo necessária a seleção de arquivos individualmente. Além disto, a transferência dos arquivos é feita diretamente na memória interna do dispositivo, ao invés do cartão de memória. O DoubleTwist é também um excelente player que permite a sincronização entre o computador e o dispositivo, mas tem a desvantagem de ser um software pago no que se refere a essa função.

Então, a solução que procuro, não está em nenhuma das opções acima mas compreende a utilização de um protocolo mais simples: o FTP (File Transfer Protocol).

A dica deste post é utilizar uma conexão FTP via rede interna (isto significa que ambos computador e smartphone devem estar na mesma rede) para troca de arquivos, nas duas direções. Eu poderia terminar o post por aqui e você poderia escolher as ferramentas que quiser para montar a conexão entre o seu computador e dispositivo Android. Mas vou um pouco mais além e dizer como eu fiz.

1) Disponibilizando um “servidor” FTP no dispositivo Android

Para isto, pode-se utilizar o app SwiFTP. Para instalar, baixar o arquivo apk e instalar manualmente no dispositivo. Depois de instalado, configure o SwiFTP, indicando um nome de usuário e senha. É possível utilizar uma porta de FTP diferente da 2121, mas para não complicar a vida e atravessar o caminho de outros protocolos, basta deixar na forma como está:

Abra o SwiFTP no Android
Abra o SwiFTP no Android
Configurando o SwiFTP: basta criar um usuário e senha
Configurando o SwiFTP: basta criar um usuário e senha
Servidor FTP ativo: acesso ao dispositivo é feito pelo endereço ftp://192.168.0.101:2121
Servidor FTP ativo: acesso ao dispositivo é feito pelo endereço ftp://192.168.0.101:2121

2) Acessando o dispositivo a partir do computador

Com o servidor FTP disponível na mesma rede do computador (se eles estiverem acessando a mesma rede wireless, eles estarão na mesma rede), basta acessar o endereço indicado pelo SwiFTP no seu navegador favorito ou utilizando o seu programa FTP predileto. Sugiro o programa CyberDuck, é gratuito e cumpre muito bem esta tarefa:

Configurando o CyberDuck para acessar o servidor FTP do Android
Configurando o CyberDuck para acessar o servidor FTP do Android

Com o acesso ao servidor FTP do Android ativo, basta localizar a pasta do cartão de memória do Android (você deve encontrá-lo em /mnt/sdcard2) e arrastar e soltar os arquivos que você quiser, inclusive pastas inteiras!

Transferindo arquivos entre o computador e o dispositivo Android, utilizando o CyberDuck e o SwiFTP
Transferindo arquivos entre o computador e o dispositivo Android, utilizando o CyberDuck e o SwiFTP

Conclusão

Esta dica mostra como utilizar o protocolo FTP para transferência de qualquer tipo de arquivo entre um dispositivo Android  e um computador com o OS X. Virtualmente, qualquer versão e dispositivo Android (smartphone, tablet etc) que acesse internet e qualquer sistema operacional (Linux, OS X, Windows etc) podem ser utilizados para a transferência de arquivos, resolvendo problemas de compatibilidade entre dispositivos, marcas e sistemas operacionais, sendo dispensável o uso de qualquer tipo de drivers para a conexão e transferência dos dados.

É isso!

 

Anúncios

Autor: cfbastarz

craftmind.wordpress.com

Um comentário em “Transferindo arquivos do OS X para um dispositivo Android”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s