Heaven Adores You

Screen Shot 2015-05-12 at 9.42.10 AM

Acho que já comentei aqui no blog que sou um fã de Elliott Smith, ele é um dos meus “guitar heroes” (ao lado de Jeff Buckley, Nick Drake e mais recentemente, José González). Conheci a música de Elliott Smith através do filme “Good Will Hunting”, cujo nome em português ficou como “Gênio Indomável”. Me lembro de ficar procurando os créditos no final do filme para descobrir que música era aquela que toca quando Will Hunting está voltando para casa de metro “…we arrived too late, our mouths were openning, I turned off the light, so come on night… – No Name #3”.

Mas infelizmente, quando me dei conta de quem fora Elliott Smith, já era tarde demais. Era 2004, um ano após seu falecimento…

Em outubro de 2011, o diretor de cinema Nikolas Rossi lançou uma campanha no Kickstarter para arrecadar fundos e produzir um filme documentário sobre a vida e a música de Elliott Smith. E em três meses, ele conseguiu! O projeto arrecadou o valor proposto e o documentário foi produzido. A exibição inicial do filme em alguns festivais de cinema arrecadou também alguns prêmios em 2014 e foi bem aclamado pela crítica. Pois bem, ontém fui assistir ao documentário produzido “Heaven Adores You”, o filme foi exibido no Howard Theater, em Washington DC.

Não há spoilers aqui, e acho que seja difícil que este filme seja exibido em salas de cinemas no Brasil. Mas posso dizer que fiquei mais fã ainda de Elliott Smith, não mais pela sua extraordinária música, mas pela simplicidade de seu caráter. Tudo o que se vê no filme, é um retrato de um jovem que iniciou suas bandas de colégio com seus amigos, escrevendo suas próprias canções, que já impressionavam a todos. Posteriormente, sua vida e trajetória pelas cidades de Portland, Nova Iorque e Los Angeles, mostram alguém que apenas queria escrever novas canções e gravá-las. Todos que tiveram contato com ele dizem (e isso pode-se ver no filme) que ele era uma pessoa simples, tímida mas brincalhona. Elliott não queria ser um rock star, e isto ele mesmo sentenciou, mas a fama de suas canções e de seu estilo como letrista e instrumentista, o fizeram muito bem conhecido. Foi muito interessante ver vários amigos e músicos contarem suas experiências com Elliott, como Pete Krebs (Hazel), Tony Lash (Heatmiser) e Jon Brion (Jon Brion, The Grays), entre tantos outros (30 na verdade, e estes são alguns que me lembro pelo nome). Acho que foi uma experiência magnífica poder assistir a este documentário… e muito emocionante também!

Veja o trailer no site oficial do filme:

http://heavenadoresyou.com

XO

Anúncios

Autor: cfbastarz

craftmind.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s